• VALMIRIA DUATE

As Vantagens da Escrita para Vida Profissional



A escrita tem sido cada vez menos praticada atualmente, já que temos tantos desafios com a agenda e uma infinidade de facilidades que a vida moderna nos traz. Mas será que não estamos deixando de lado algumas vantagens quando deixamos de escrever?

A dinâmica da vida moderna aliado ao desenvolvimento tecnológico tem feito com que a prática escrita se torne cada vez menos frequente no nosso dia a dia, mas, quando não a realizamos, abrimos mão também de todos os benefícios que ela nos dá. É claro que não estou falando somente do prestígio que o bom uso da língua proporciona, mas também dos ganhos corriqueiros que essa prática pode trazer para nossa vida pessoal e profissional.

Sendo assim te convido a pensar junto comigo nas vantagens de voltar a praticar a escrita no seu dia a dia, mesmo com toda a correria do mundo contemporâneo.


Estímulo à criatividade

A criatividade tem se tornado cada vez mais necessária em nossas vidas, sobretudo na vida profissional, já que as grandes inovações tem gerado constantes mudanças no meio empresarial. 

Dessa forma é muito importante que o profissional desenvolva essa habilidade e a escrita pode ser uma grande aliada nesse processo. Não há limites no momento em que estamos escrevendo, podemos enumerar quantas hipóteses quisermos em relação a um projeto ou a solução de um problema. Quando fazemos isso, conseguimos enxergar além do senso comum, chegando assim a novos conceitos e possíveis caminhos.


Foco

Todos sabemos que o foco nos ajuda a aumentar a produtividade e a obter maiores resultados, o que precisamos mesmo, é saber como desenvolvê-lo.

Manter a concentração enquanto realizamos algo não é uma tarefa tão fácil, ainda mais hoje em dia em que temos uma demanda de atividades que contribuem para nossa distração.

Você sabia que tanto leitura quanto a escrita podem ajudar a aumentar o foco? E por que não usar essa prática para registrar os seus compromissos?

Essa estratégia é fácil de ser aplicada e traz muitos benefícios. Você pode optar por escrever diária ou semanalmente tudo o que precisa ser feito, dando ênfase as tarefas mais importantes. Faça uma programação, um roteiro, produzindo um pequeno resumo dessas atividades.

Com essa simples atitude, você estará ensinando a sua mente a manter mais compromisso e ainda aumentará mais o seu foco, já que quando escrevemos e depois lemos o que produzimos passamos a usar partes da mente que nos ajuda a desenvolver essa habilidade.


Planejamento e metas

Muitas vezes imaginamos que fazer um planejamento de cabeça é o suficiente para que possamos estabelecer e cumprir metas, tanto as profissionais quanto as pessoais. No entanto, o que percebemos é que na maioria das vezes em que os planos não são documentados no papel, eles tendem a ficar pelo meio do caminho.

Sendo assim é muito importante que você escreva, mesmo que de forma simplificada, um plano de ação com os objetivos, prazos e estratégia.

Com o planejamento documentado, além de você alcançar resultados muito mais rápido, você também pode, se for necessário, reavaliar sua estratégia. Buscando, assim, alternativas para que seu objetivo seja alcançado.


Comunicação e multiplicação de ideias e conhecimentos

Uma característica marcante do texto escrito no meio empresarial é seu efeito multiplicador. Esse recurso é um grande aliado na expansão de conhecimentos ou ideias e na construção de relacionamento, independente se com o público interno, externo, fornecedores ou possíveis clientes.

Para que essa estratégia de fato funcione, é importante que seu texto seja claro e fluído, o seu público precisa se interessar e entender o que você tem a dizer. Se a sua mensagem for recebida e compreendida pelo seu leitor, com certeza esse texto só te trará vantagens.

Sendo assim se você não tem tempo ou habilidade para construir textos que cumpram esses requisitos e vê a importância de construir uma imagem positiva em relação a sua profissão, é interessante que você busque ajuda de um profissional para te orientar e revisar seus textos, para que de fato eles possam gerar interação com o seu leitor.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Valmiria Duarte
  • Valmiria Duarte - Refletindo Poesias
  • Valmiria Duarte